top of page

Eu Escrevo Minha Biografia

Em 2018, quando o Instituto Modo Parités iniciou a parceria com a companhia VIVO, gigante do setor de Telecom (com 40 mil colaboradores em todo o Brasil), o programa de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) ainda estava sendo estruturado, na época tendo Djalma Scartezini à frente das ações, e sempre com o apoio precioso de Fábio Dorta. Seis anos de construção já se passaram, gestores e times encerraram seu ciclo na empresa, e nós continuamos lá, renovando nosso compromisso de contribuir com essa empresa que tanto admiramos por seus valores e ações concretas.


Nesse período, contribuímos principalmente com as diretrizes e governança e com a formação e letramento de líderes, gerentes, trainees, vários times de administração, lojas e de operação, médicos e profissionais de segurança do trabalho, entre tantos setores. A companhia, liderada pelo presidente Christian Mauad Gebara, pela VP de Pessoas Niva Ribeiro e pelo atual VP Fernando Luciano, levou a sério os tema de DEI, reconhecendo como valor agregado para todas as pessoas, stakeholders e para os negócios.


A evolução em todos os indicadores e metas é evidente em números e na mudança cultural, como o atendimento às cotas legais e sociais, alcançando crescimento de representatividade em todos os pilares de pessoas sub-representadas em espaços de poder, e promovendo a ascensão de carreira de centenas de pessoas que estavam na companhia há algum tempo, estacionadas na mesma posição.


Ciente de que a jornada da equidade é longa e precisa ser sustentável, a VIVO continua com a ambição de alcançar melhores resultados em representatividade em todos os cargos, e também na consolidação da cultura organizacional inclusiva. O time de DEI, atualmente liderado por Regina Silvestre Cotrim, com o super time Evandro Alves Chagas, Jordana Batista Fontes, Oséias Filho, Laura Morais e Kauê Rodrigues Silva, atua com excelência em várias frentes simultâneas, e continua contando com o Instituto Modo Parités.


Nos últimos quatro anos, cerca de 450 talentos selecionados por desempenho, em 9 turmas de pessoas com deficiência e de pessoas negras, participaram do programa EU ESCREVO MINHA BIOGRAFIA, uma ação afirmativa de 6 meses de duração, que tem o objetivo de fortalecer soft skills, up e re-skilling, para que esses profissionais acelerem o crescimento na carreira. Em junho deste ano, mais duas turmas receberam a certificação de conclusão, com o lançamento da publicação de suas histórias de vida - até esse momento.


O sucesso da ação intencional e afirmativa se traduz também em números: cerca de 70% de profissionais que participaram do programa fizeram movimento ascendente de carreira, aumentando a representatividade em cargos de liderança.


Além da retenção e do crescimento na carreira, estamos formando pessoas que despertam sua missão de abrir as portas para quem está chegando, e assumem o protagonismo nas suas áreas como lideranças em diversidade, dentro e fora da companhia, incentivando que mais e mais pessoas (que, mesmo estando preparadas, não se viam em posições de decisão e de poder por terem introjetado o preconceito e discriminação decorrente da falta de oportunidades, às barreiras, e a exclusão) a também planejarem suas carreiras e alcançarem o sucesso que merecem.





Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page