19 de Abril | Hoje não é o Dia do Índio
Foto: Cristian Wariu
Nova lei denomina o 19 de abril como Dia dos Povos Indígenas, em substituição ao Dia do Índio. A mudança do título da data comemorativa foi oficializada em julho de 2022 com a aprovação da Lei 14.402/2022 que determina que o tradicional Dia do Índio, comemorado todo 19 de abril, passou a ser chamado oficialmente de Dia dos Povos Indígenas.
Para Joenia Wapichana, a intenção ao renomear a data é ressaltar, de forma simbólica, não o valor do indivíduo estigmatizado "índio" mas o valor dos povos indígenas para a sociedade brasileira. "O propósito é reconhecer o direito desses povos de, mantendo e fortalecendo suas identidades, línguas e religiões, assumir tanto o controle de suas próprias instituições e formas de vida quanto de seu desenvolvimento econômico", afirmou a deputada quando o texto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.
O termo “índio” reproduz uma visão colonizadora e eurocêntrica, segundo a qual os indígenas são atrasados e iguais, ignorando a riquíssima diversidade linguística e cultural. Por outro lado, "indígena" é uma palavra que significa "natural do lugar em que vive". O termo exprime que cada povo, de onde quer que seja, é único. Atualmente, o Brasil tem mais de 300 povos indígenas, falantes de mais de 270 línguas.
O Dia dos Povos Indígenas é importante não apenas para os próprios povos indígenas, mas também para toda a humanidade, pois destaca a importância da diversidade cultural, do respeito aos direitos humanos e da preservação do conhecimento tradicional para o bem-estar de todos.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
留言