CELSE
Equidade de Gênero e o papel dos Homens
É possível mudar efetivamente a desigualdade de gênero em setores convencionalmente masculinizados? A exigência de aumentar o número de mulheres foi feita pelo Banco Mundial para a empresa CELSE na obra da usina termoelétrica em Aracaju-SE, como um dos requisitos dos WEPs (Women Empowerment Principles UN) para que mais mulheres tivessem acesso ao direito do trabalho.
Mas, como promover a Equidade de Gênero entre homens e mulheres em um empreendimento com mais de 95% de homens no quadro de empregados, e no qual acreditava-se que as mulheres não teriam as competências necessárias para desempenhar as atividades da construção?
Para contribuir com a solução, o Instituto Modo Parités foi contratado e implementou, em 2018, a capacitação de toda a liderança e dos 2 mil operários da obra, preparando as pessoas por meio da conscientização. Durante 10 dias, todos os treinamentos foram conduzidos no canteiro de obras e nas instalações da empresa, fator determinante para acessar corações e mentes para uma mudança de comportamento. Assista no vídeo o que um dos trabalhadores sentiu após o treinamento.
RESULTADOS
Alguns meses depois, a empresa já contava com cerca de 30% de mulheres contribuindo profissionalmente com suas competências e habilidades.
Inclusão social na prática!
Parabéns CELSE por fortalecer sua cultura inclusiva!
SOMENTE JUNTOS Elaboramos um programa de inclusão completo para a sua empresa/instituição.